quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Subindo o arroio Santa Maria – Canastra Alta/RS



Não existe trilha.
Depois de repetirmos algumas vezes a descida do Arroio Santa Maria na linha Canastra Alta, entre Três Coroas e São Francisco de Paula, resolvemos desta vez subir o arroio, pois um senhor nos falou que também havia cachoeiras subindo o arroio.
Apesar de ser “próximo” de Porto Alegre (cerca de 120km até onde estacionamos) é um trajeto lento tanto na parte de asfalto como na parte de chão batido. Saímos cedo de casa, eu (Xande), a Dé (bora) e a Janine e fomos direto até o ponto onde deixamos o carro, que é ao lado da casa de quem nos falou das possíveis cachoeiras.
Começamos a caminhada por volta das 10h30min com um trajeto de 650m pela estrada até o início da trilha (trilha???). Para quem não conhece o local, alguns metros antes do início dessa trilha de SUBIDA tem o início da trilha de DESCIDA que começa já com uma cachoeira.
Do início da trilha de subida até o ponto onde fomos (não tinha como ir adiante sem cordas ou dar uma longa volta) foram cerca de 2.300m sendo 150m uma entrada em outro arroio menor para ver o que tinha.

Mal começamos a trilha e já nos deparamos com uma pequena cachoeira.






Tiramos algumas fotos e seguimos adiante para ver o que tinha ainda pela frente. Com não existe trilha nós fomos por onde achávamos ser o melhor caminho, então foram várias travessias de rio e algumas vezes atravessando cercas. Nessa parte encontramos uma Jararaca muito grande mesmo em baixo de uma grande pedra que passaríamos por cima. Não tem foto por que não quisemos incomodá-la e assim ela apenas ficou nos observando passar. Com cerca de 1.900m de trilha (sem contar a estrada) chegamos na segunda cachoeira, maior e com um bom poço para banho.







Como já estávamos caminhando há um bom tempo resolvemos almoçar na parte de cima desta cachoeira para depois seguirmos um pouco mais.



Do ponto do almoço nós avançamos cerca de 260m e nos deparamos com a terceira cachoeira. Aqui tem paredes altas de ambos os lados e para subirmos pela cachoeira, que não é alta, precisaríamos de uma corda maior do que a que tínhamos levado, então isso ficará para a próxima vez.



Foi um passeio bem legal, apesar das meninas se assustarem um pouco com a Jararaca foi tudo muito tranquilo e com certeza faremos novamente para ir um pouco mais adiante e também subir um pouco mais o outro riacho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário