segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Cascata da Toca das Andorinhas em Canela/Três Coroas - RS

Trajeto disponível no Wikiloc ( Xande Fabris)
Esta foi a primeira vez que conseguimos realmente chegar na Toca das Andorinhas. Isso depende muito do nível do rio, tem que estar baixo para conseguir transpor uma grande pedra, tanto para ir quanto para voltar pois o caminho é o mesmo.
Essa cascata fica no rio Paranhanas, o mesmo que passa pelos parques e campings em Três Coroas.
Pode-se estacionar na Usina da Canastra e já sair caminhando ou então 100m antes de chegar na Usina tem uma estrada à esquerda que pode ir de carro até mais adiante, aí depende de cada um, pois a descida para a trilha fica cerca de 1,6km a frente nesta estradinha.

ATENÇÃO: a entrada para a trilha fica em terras particulares e depende da autorização dos proprietários, se não quiser pedir autorização não vá por este caminho.
A Trilha é de nível moderado (o que também depende do nível do rio) é feita em vários trechos de mata fechada, onde se der sorte você encontra um pequeno trilho limpo para caminhar, e trechos por dentro e pela orla do rio, onde tem-se que ter muito cuidado com as pedras e buracos.
São 1,4km de trilha pela beira do rio e mata fechada até chegar em um ponto onde tem um poço para banho e ao fundo uma grande pedra com uma pequena queda d'água ao lado. Se for possível transpor esta pedra você vai chegar na Toca das Andorinhas, uma espécie de gruta com uma cachoeira ao fundo, é muito bonita.

A volta é pelo mesmo caminho e agora pode-se aproveitar mais os belos pontos de banho que o rio Paranhanas oferece.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cascata Linha 5 de Novembro em Riozinho/RS - agora é mais fácil

Voltamos para fazer novamente a trilha até a base da cascata da Linha 5 de Novembro. A outra vez que fizemos demoramos muito, tanto para fazer a trilha quanto para chegar no rio de onde deixamos o carro.
Aqui é onde deixamos o carro
Agora achamos o ponto certo para deixar o carro e até a trilha pareceu mais fácil, pois levamos menos de uma hora para chegar na base da cascata.
Classificamos a trilha como moderada, pois continua tendo trechos de caminhada pela água e pelo mato.
Eu indo pelo mato

eu e o Rafa
a Dé e o Rafa


a Dé cuidando para não cair

pose para a foto


onde estão os Smurfs???

O novo trajeto e ponto para deixar o carro estão no wikiloc.
É uma cascata muito bonita e pouquíssimo visitada, vale a pena ir conhecê-la, sem falar que o poço para banho é ótimo.
Poço na base da cascata da Linha 5

Cascata da Linha 5








Nós ainda fomos no topo da cascata, não existe bem uma trilha, é pelo meio do mato mesmo.
Topo da Cascata da Linha 5 de Novembro

Topo da cascata


de Prudentópolis para União da Conquista/PR

Desmontamos o acampamento, nos despedimos do Sandro e da Sandra e pegamos a estrada em direção à União da Conquista. 
divisão dos faxinais

os mata-burros na estrada  servem para os
animais de um faxinal não irem para o outro

O tempo ainda estava chuvoso e pelo que nos disseram havia chovido muito naquela região na noite anterior. Chegando na cidade fomos direto ao Centro de Informações Turística pegar dicas de onde ir. O funcionário nos sugeriu fazer a Rota Sul das Cachoeiras, pegamos um mapinha e fomos atrás destas cachoeiras.
A primeira cachoeira foi o Salto Campo Alto, um lugar com um trecho de estrada ruim para quem estiver de carro baixo. Chegando lá uma senhora nos recebeu e abriu a porteira da propriedade cobrando uma taxa de R$ 3,00 por pessoa, depois explicou onde são as trilhas. Estacionamos o carro e fomos fazer a trilha até a base do salto. É muito bonito, mas realmente devido as chuvas estava com um volume de água muito grande e “embarrada”. Tiramos algumas fotos e subimos para ir nos outros dois saltos da Piscina e da Gruta. Pelo que vimos estes saltos são mais frequentados e as pessoas sem educação deixam muito lixo, mas nesse dia estávamos sozinhos, pois fizemos as trilhas abaixo de chuva e trovoadas.
Igreja na Rota Sul das Cachoeiras

Cachoeira do Campo Alto

Cachoeira da Piscina

Cachoeira da Gruta

Cachoeira da Gruta
Voltamos para a área de estacionamento e pegamos algumas peras e ameixas vermelhas direto nos pés. Tinha kiwi e pêssego também mas estavam verdes ainda.

Saindo destes saltos fomos conhecer o Salto Cintura de Noiva. Um local abandonado com muita sujeira e cheiro ruim, fizemos as fotos e saímos em direção ao Salto da Foz do Rio Tigre, muito bonito mas deságua em um rio muito assoreado, esse é apenas para ver de cima. Saindo deste ponto tentamos sem sucesso chegar no Salto do Palmital, então resolvemos voltar até Porto Vitória e cruzar o rio de balsa. Na travessia o balseiro perguntou se já tínhamos visto o Salto Espingarda que era muito bonito e que nós o veríamos em direção a BR. Realmente o salto é bem bonito, tiramos algumas fotos e seguimos adiante.
Cachoeira Cintura de Noiva

Salto da Foz do Rio Tigre

Atravessando o rio Iguaçu de balsa

Salto Espingarda

Salto Espingarda

Nossa ideia era passar uns dois dias ali, mas o que vimos não nos deixou com vontade, principalmente devido ao abandono e sujeira dos locais, com certeza devem ter várias cachoeiras muito mais bonitas que não são tão exploradas, quem sabe um dia voltaremos.
Daqui partimos então para fazer os 320km até Iraí/RS.

Isso foi é um breve relato da nossa viagem e com certeza algum dia retornaremos para fazer outras coisas.

4º dia na Terra das Cachoeiras Gigantes - Prudentópolis/PR

Na tarde anterior ligamos para o Coquinho para fazermos uma trilha que necessita de guia por ser em terras particulares - Salto Jacutinga. Combinamos de nos encontrar no Centro de Informações Turísticas de Prudentópolis por volta da 8h30min. Telefonei também para o Hotel Burack e perguntei se poderíamos tomar o café e eles nos cobraram R$ 12,00 por pessoa (muito barato). Acordamos então pegamos nossas mochilas e fomos para o hotel tomar o delicioso café nos preparando para enfrentar a trilha até o Salto da Jacutinga. Literalmente “enchemos o bucho”. O Coquinho não pode ir e em seu lugar foi o Luciano Voyvoda (excelente guia - 042 99943.8464 - que está preparando para lançar o cicloturismo em Prudentópolis). Ele nos falou que estão abrindo algumas trilhas novas em outros saltos, afinal são mais de 100 saltos catalogados naquela região.
Saímos em direção a Papanduva de Baixo e como estávamos com um veículo 4 x 4 fomos de carro até o início da trilha.
A trilha é muito bonita, em uma mata fechada e de fácil caminhada, mas como fomos de carro até o início ficou uma trilha muito curta, cerca de 1,3km. A cachoeira é bem bonita e o poço para banho é raso, mas vale a pena conhecer.
Salto Jacutinga




Nós e o guia

Trilha muito fácil


Terminada a trilha voltamos para conhecer um pouco da cidade. Fomos até a famosa igreja ucraniana São Josafat, mas estava fechada, assim como o Museu do Milênio. Tiramos algumas fotos e retornamos ao Perehouski para novamente aproveitarmos suas águas.
Sinos da igreja São Josafat

Igreja São Josafat

Colégio

Topo da cascata no Perehouski

Piscina infantil...hehehe


Vista do nosso acampamento

água embretada

brete com 4m de profundidade

excelente poço para banho

cascata na divisa entre o Perehouski e a RPPN do Corvo Branco

Cascata na RPPN do Corvo Branco


Nosso acampamento


Como já tínhamos feito tudo o que era possível em Prudentópolis, resolvemos então encurtar nossa estadia e partir no outro dia rumo à União da Conquista/PR - Porto União/SC outro local repleto de cachoeiras.